Clique aqui e associe-se agora à Sociedade Brasileira de anestesiologia e tenha acesso a esta publicação e outros conteúdos exclusivos.

EDITORIAL

Caros colegas,

Chegamos à metade de 2024 colhendo muitos resultados positivos, frutos do esforço e dedicação de todos os membros envolvidos na nossa Sociedade. Apesar do pouco tempo, desde o início do ano a SBA alcançou feitos significativos para a anestesiologia brasileira e marcou presença em diversos eventos. Esses avanços demonstram o compromisso de nossa instituição em promover a excelência e inovação na especialidade.

Com a publicação do Decreto Federal nº 11.999/2024, em abril, que modificou a composição da Comissão Nacional de Residência Médica, muitos parlamentares, entidades e associações médicas, incluindo a SBA, atuaram pela sua revogação imediata. A SBA esteve presente na reunião da Frente Parlamentar da Medicina e, especialmente, no Palácio do Planalto, em Brasília, para uma audiência com o VicePresidente Geraldo Alckmin, anestesiologista por formação.

Nesta última, foram discutidos assuntos importantes para a nossa especialidade e a segurança da população, como a formação dos médicos anestesiologistas no Brasil. A revogação parcial do Decreto foi um alívio para nós, uma vitória para a população, mas está claro que ainda há um longo caminho a percorrer e muito trabalho a realizar.

Uma outra ameaça que enfrentamos é a apropriação indevida do ato médico. O extenso treinamento e a qualificação necessários para exercer a nossa especialidade são constantemente desafiados por indivíduos menos preparados que buscam atuar como profissionais da área. A SBA tem unido esforços para enfrentar o desafio de forma contínua e concentrada. As conquistas até o momento são louváveis, mas continuamos trabalhando para garantir a integridade e segurança dos pacientes. Esta edição da Anestesia em Revista traz mais uma matéria que analisa a ação civil pública movida pela SBA que impõe aos dentistas a necessidade de obedecer às regras do CFM para realizarem os procedimentos de sedação com uso de fármacos em consultório odontológico.

Desde a sua fundação, a SBA tem dedicado esforços na formação de anestesiologistas, promovendo aulas, cursos, congressos e oportunidades de aprendizado que visam elevar a qualidade da prática anestésica em nosso país. A busca constante por conhecimento é fundamental para o aprimoramento profissional e o melhor cuidado aos pacientes.

Confira aqui como está sendo preparado o CBA e o trabalho das Regionais para fomentar o conhecimento da anestesiologia e proporcionar aos associados acesso à atualização sobre as boas práticas.

Nesta edição, além de se atualizar com temas institucionais, você terá a oportunidade de ampliar seu conhecimento por meio de artigos sobre anestesia venosa, modelos farmacocinéticos para infusão alvo-controlada de propofol em adultos, novos horizontes da matemática na medicina e na anestesiologia, sustentabilidade ambiental e transtorno do espectro autista e anestesia. No espaço da BJAN, uma análise interessante a respeito do impacto das inundações nos serviços de saúde durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

Na seção reservada ao autocuidado, o conceito de burn on – ainda menos conhecido que o burnout – e a importância de cuidarmos da higiene do nosso sono.

A homenagem ao Dr Gastão Fernandes Duval Neto, escrita por dois amigos e, assim como ele, Presidentes da SBA, é emocionante. Seu legado permanece vivo. Não deixe de ler.

A anestesiologia é uma especialidade dinâmica, rica em oportunidades para educar, influenciar e liderar. Juntos, temos o poder de moldar o futuro da nossa especialidade. Somente com um esforço unificado e comprometido poderemos superar os desafios que se apresentam e fortalecer a anestesiologia brasileira.

Agradecemos a todos que colaboraram com esta edição e seguimos com um olhar otimista para o futuro, continuando a trilhar um caminho desenvolvimento contínuo.

Boa leitura!

Artigos em Destaque

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E ANESTESIA

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E ANESTESIA

Edição: Ano 2024 | Número 2

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância que afetam a comunicação social e o comportamento, atingindo em maior ou menor grau a funcionalidade do indivíduo em todas as etapas da vida.