Notícias

WAO discute anafilaxia

O World Allergy Week de 2021, que será realizado entre os dias 13 e 19 de junho pela World Allergy Organization, tem como foco a discussão em torno da Anafilaxia.

O tema já vem sendo trabalhado desde o ano de 2019 por meio de um esforço conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e da Sociedade Brasileira de (SBA) na condução de Anafilaxia Perioperatória,  qual deu origem ao Projeto Anafilaxia que visa apoiar a discussão e avaliação pós-crise dos casos suspeitos para maior segurança do paciente.

Para tal, especialistas da ASBAI e da SBA reuniram-se com o objetivo de intensificar a colaboração entre as duas sociedades no estudo desse tema e elaborar um documento conjunto que possa guiar os especialistas de ambas as áreas.

Ao todo, dois artigos foram publicados na BJAN e trouxeram evidências mais recentes alicerçadas na visão colaborativa entre as sociedades. O primeiro artigo versa sobre as definições mais atuais, formas de tratamento e as orientações após a crise no perioperatório. O próximo artigo discutiu os principais agentes causais e a condução da investigação com testes apropriados.

Artigo 1: Atualização sobre reações de hipersensibilidade perioperatória: Documento conjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) – Parte I: Tratamento e orientação pós-crise

Artigo 2:  Atualização sobre reações de hipersensibilidade perioperatória: documento conjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) – parte II: etiologia e diagnóstico