Notícias

SBA defende criação da carreira de estado para médicos

Uma das propostas previstas no “Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde do Brasil”, documento aprovado no XIII Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem), realizado em junho, em Brasília, é a criação da chamada “Carreira de estado” na área de saúde. A proposta tem o apoio da SBA, que considera a estruturação dessa carreira fundamental para garantir a valorização do médico e o atendimento às populações mais carentes do interior do Brasil.

O manifesto assinado por entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Médica Brasileira (FMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) trata de diretrizes que regulam a assistência nas redes pública, suplementar e privada.

A “Carreira de estado” está prevista no item “Interiorização da Medicina e Trabalho Médico”. “A criação de uma carreira de estado – sob responsabilidade da União – para os médicos que atuam na rede pública (SUS) deve ser garantida de modo a promover a fixação desses profissionais em todo o território nacional”, afirma o documento.

Na avaliação do presidente da SBA, Sérgio Logar, com a estruturação de uma carreira, o médico terá maior incentivo para atuar em uma área distante dos grandes centros. “Com estrutura adequada, sabendo que tem retaguarda e que, no futuro, poderá ser transferido para localidades maiores e até voltar para sua cidade natal, o médico em início de carreira terá incentivos para ir ao interior do Brasil, o que amplia a rede de atendimento às populações mais carentes sem que seja preciso gastar tantos recursos como hoje”, afirma. “Por que hoje temos um auditor da Receita Federal lá no interior e não temos médicos?”, questiona mostrando a consequência da ausência de expectativa de construção de uma carreira sólida na área médica.

Logar lembra, ainda, que além da criação da carreira, com progressão funcional e plano de cargos e vencimentos, será necessário estruturar a saúde pública do país, no que diz respeito à parte física e de equipamentos, a partir de um mapeamento das necessidades de cada localidade, aproveitando o que já se tem, melhorando e ampliando a rede de saúde. Além disso, como diz o manifesto, é preciso um programa de educação continuada (presencial e a distância), permitindo a atualização de conhecimentos, o que oferecerá ao usuário do SUS acesso a profissionais permanentemente qualificados.

Residência médica

Outro item do manifesto destacado pelo presidente da SBA é o que trata do “Ensino e Residência”. O documento afirma que “o processo de formação médica deve ser aperfeiçoado com o fim da abertura desenfreada de novos cursos e vagas em instituições que não possuem condições para funcionamento, cuja existência vitimiza alunos e, posteriormente, a população que ficará à mercê de profissionais sem a devida qualificação”.

Para Logar, é necessário que os cursos sejam vistoriados periodicamente e que novos programas de residência médica só sejam autorizados após avaliação rigorosa, dentro de critérios pré-estabelecidos. “As sociedades de especialidades têm um papel importante nesse processo”, aponta.

Entre os critérios estabelecidos no manifesto para as residências estão inclusão de disciplinas que valorizem a formação técnica, clínica e deontológica, além de fortalecimento do compromisso social dos futuros médicos com o modelo assistencial brasileiro.

As propostas contidas no manifesto das entidades serão negociadas no Congresso Nacional por meio do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), entidade que faz a interface com os parlamentares.