Notícias

SBA alerta para prevenção de drogadição e suicídios

Neste “setembro amarelo”, mês da campanha de prevenção ao suicídio, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) alerta para um tema importante: a necessidade de pensar o cotidiano do médico anestesiologista e debater suas angústias decorrentes da tensão vivida nos centros cirúrgicos.

“Desde a nossa formação, o médico em geral – e o anestesista em particular –  é convencido de que não pode falhar”, lembra o presidente da SBA, Sérgio do Logar, em entrevista à equipe do médico Drauzio Varella, que produziu o vídeo “Alívio da Dor” para a SBA, com o objetivo de incentivar o debate sobre o assunto.

“Como produtores de conteúdo na área da saúde há dez anos, encontramos muitas vezes a resistência de profissionais e pacientes em compartilhar suas histórias. Nossa missão como comunicadores é democratizar o conhecimento, com a credibilidade e a sensibilidade que essa temática exige. Por isso, ficamos muito empolgados ao receber da SBA a missão de falar sobre a saúde mental dos médicos anestesistas e, juntos, quebrar esse tabu”, afirmou Newman Costa, diretor audiovisual da Uzumaki Comunicação, produtora do vídeo.

O documentário traz o depoimento do anestesiologista Ricardo Nicoletti, que retrata a história de muitos colegas de especialidade: “Eu sonhava com anestesia, que estava tendo uma intercorrência”, afirma ele mostrando como é lidar com a tensão da prática da anestesia. A válvula de escape para Nicoletti, assim como acontece como muitos profissionais da área, foi o consumo de medicamentos. Daí até se perceber como um médico adoecido que precisava de tratamento para se livrar das drogas foi um longo caminho.

Essa forma que muitos anestesistas buscam de obter alívio para a tensão não é assunto recente, devido ao acesso fácil aos medicamentos. Felizmente, no entanto, temas como depressão, síndrome de Bornout, drogadição e suicídio vêm deixando de ser tabu entre os profissionais da área. “Aos poucos está sendo criado um ambiente mais propício para que o debate aconteça sem que haja vergonha e medo”, afirma Logar.

O presidente da SBA lembra que o problema não é individual. A solução passa por a pessoa externar o que está sentido e procurar apoio nos seus pares e em profissionais habilitados. “O primeiro passo para resolver qualquer problema é reconhecer que ele existe”, enfatiza.   

Simpósio de Saúde Ocupacional

Para estimular o debate sobre como manter a mente sã e trabalhar com qualidade de vida, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia vai realizar no dia 15 de setembro a sexta edição do Simpósio de Saúde Ocupacional (Siso 2018), em Recife (PE). Durante um dia, os anestesiologistas estão convidados a fazer uma pausa no trabalho para observar a necessidade de olhar também para si.

O Siso 2018 será conduzido pelo psiquiatra Leonardo Sérvio Luz, membro do Conselho Federal de Medicina, que vai coordenar e moderar os debates. O evento terá palestras, depoimentos e atividades práticas, incluindo exercícios de relaxamento e yoga.

Programação do Siso 2018

08:30 – Abertura: SBA/SAEPE/CRM

08:45 – A evolução dos distúrbios da saúde mental: do jovem ao idoso.

Dra. Alexandrina Meleiros (SP) – Psiquiatra

09:30 – Drogadição – Minha experiência de vida!

Dr. Ricardo Nicoletti (ES)

10:00 – Meditação/Relaxamento – Uma experiência para a vida.

Caroline Godoy (PE) – Instrutora de Yoga e Marma Terapeuta

10:20 – Discussão

10:50 – Intervalo

11:10 – Como corpo e cérebro adaptam-se com o avanço da idade e o desafio para o profissional anestesista.

Dra. Carla Núbia Nunes Borges (PE) – Neurologista

11:40 – Discussão

12:00 – 13:30 – Intervalo

13:30 – Doutores saudáveis, pacientes mais seguros e confiantes. A visão da nutrologia e da medicina esportiva

Dr. Eduardo Magalhães (PE)

14:10 – Esporte e Medicina em alto nível na 3ª idade, minha experiência de vida. (vídeo)

Dr. Marcos Leite Gomes (MS)

14:20 – Como eu vejo a questão da saúde ocupacional no mundo!

Dr. Gastão Fernandes Duval Neto (RS)

14:40 – Discussão

15:10 – Intervalo

15:25 – Palestra Magna:

O mundo mudou bem na minha vez !

Prof. Dr. Dado Schneider

16:15 – Construção “Carta de Recife”