Notícias

Revisão da Carta de Recife e pensamento coletivo são destaques no Siso

A oitava edição do Simpósio de Saúde Ocupacional (Siso) foi realizada no último sábado, dia 26, e trouxe para a discussão temas como ansiedade, depressão, drogadição e o conflito existente entre as gerações. O evento foi dividido em três mesas-redondas, além de momentos destinados para a revisão dos compromissos firmados na Carta de Recife. O encontro teve o objetivo de discutir e conscientizar os anestesiologistas brasileiros sobre a importância de exercer sua profissão sem deixar de lado a saúde física e mental.

Já na cerimônia de abertura foi destacada a importância do Siso para a discussão da profissão e o desenvolvimento de ações com foco no profissional. Dr. Rogean Rodrigues Nunes, diretor presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), destacou o envolvimento das Regionais como importante nesse processo e a Carta de Recife como um documento importante para o trabalho do anestesiologista.

“No sexto Siso houve a confecção da  Carta (de Recife), onde alguns pontos foram enumerados que se estendem ao médico em especialização. O nosso trabalho começa na especialização até para termos um anestesioligista com melhor capacidade física e mental”. Dr. Rogean destacou que, dada a importância desse documento, ele será traduzido para o inglês e espanhol para internacionalizar suas intenções e ações da SBA.

Em suma, a Carta de Recife nasceu dessa urgência em disseminar informações, protocolos, promover o debate e iniciativas efetivas para garantir padrões mínimos de promoção do bem-estar ocupacional dos anestesiologistas recomendados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Durante o Siso, após a apresentação dos resultados das regionais signatárias do documento, os diretores de Defesa Profissional presentes assumiram o compromisso de atuar juntos, em grupos, para a atualização do documento e apresentação de novas propostas.

O trabalho coletivo mostrado no encerramento do Siso também foi destacado pelo diretor vice-presidente da SBA, dr. Augusto Key Karazawa Takaschima. “Todas as ações na mudança de hábitos e colocar em prática o que devemos aprender aqui hoje sobre a saúde ocupacional envolve esse espírito coletivo”.

Para o diretor de Defesa Profissional da SBA, dr.  Luis Antonio dos Santos Diego, o Siso é um momento importante para os anestesiologistas poderem refletir sobre a prática diária e a própria saúde. “Falar sobre a saúde ocupacional dos médicos é tratar da segurança do paciente, uma vez que ambas estão ligadas pelo laço da qualidade da prestação do serviço”, disse. O diretor acrescenta que: “É necessário abordar questões que ainda são tabus para a categoria para que desta forma seja possível evoluir na importância do trabalho dos anestesiologistas”.

Acesse os vídeos da abertura e Carta de Recife abaixo:

Abertura

Carta de Recife

Leia também:
> Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida
> Drogadição e anestesiologia são discutidas no Siso 2020
> Dificuldades e expectativas do anestesiologista na prática clínica diária
>Veja as 13 medidas para melhorar a saúde mental

4 respostas para “Revisão da Carta de Recife e pensamento coletivo são destaques no Siso”

  1. […] também: > Revisão da Carta de Recife e pensamento coletivo são destaques no Siso> Drogadição e anestesiologia são discutidas no Siso 2020> Dificuldades e expectativas do […]

  2. […] também: > Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida> Revisão da Carta de Recife e pensamento coletivo são destaques no Siso> Dificuldades e expectativas do anestesiologista na prática clínica diária>Veja as 13 […]

  3. […] também: > Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida> Revisão da Carta de Recife e pensamento coletivo são destaques no Siso> Drogadição e anestesiologia são discutidas no Siso 2020> Dificuldades e expectativas do […]

  4. […] >Clique aqui e faça download>Saiba como foi o processo de atualização do Documento […]