Notícias

Quem Somos: dr. Luis Antonio Diego

A história do dr. Luis Antonio dos Santos Diego, atual diretor do Departamento de Defesa Profissional pelo segundo ano seguido, com a SBA começou ainda em sua juventude, época de sua especialização no CET, e, na sequência, essa relação se fortaleceu com as suas inúmeras idas à biblioteca da SBA que fica localizada na atual sede no Rio de Janeiro. Isso bem antes da Teresa (responsável pela biblioteca) e da Mercedes (gerente do financeiro). Ambas são importantes figuras dentro da SBA e carregam um histórico grandioso para a Sociedade.

Ao longo dos anos, dr. Diego ajudou a Sociedade em muitas conquistas, participando de ações do Comitê de Anestesia Cardiovascular e Torácica, da Comissão do TSA e da subcomissão da CNT de Qualidade e Segurança e depois da Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente. Projeto pelo qual ajudou a criar e organizar sendo por duas vezes presidente do mesmo e hoje ocupa pelo segundo ano seguido o cargo de diretor do Departamento de Defesa Profissional.

E para este ano, o líder do DDP (Departamento de Defesa Profissional) planeja atuar em 4 áreas básicas: apoio jurídico ao associado em trabalho adstrito à Assessoria Jurídica da SBA; saúde ocupacional; qualidade/segurança e defesa do trabalho do anestesista. O planejamento também inclui atividades em todas essas áreas. Entretanto, a maior novidade é a criação do Núcleo de Gestão do Trabalho do Anestesista (NGTA) com a previsão de diversas atividades associativas, algumas peculiares da SBA, mas outras em conjunto com as Regionais em trabalho colaborativo com todos os Diretores de Defesa Profissional dessas sociedades.

 O principal objetivo do projeto é, primeiramente, identificar, no país e em cada região, os diversos modelos nas relações de trabalho e remuneração, assim como as modalidades do exercício profissional, tanto no setor público quanto no privado, suas oportunidades e suas dificuldades. A partir desse conhecimento em rede, ressaltando a capilaridade da SBA no nosso país, o dr. Diego almeja discutir caminhos, fazer pontes com as diversas áreas de interesse e também aglutinar ideias que apontem para as melhores soluções, ou seja, aquelas que garantam aos anestesiologistas brasileiros as melhores condições de trabalho e um modelo que atenda aos anseios de uma vida digna e responsável.

Dr. Diego está esperançoso e acredita que no ano de 2021, sob a liderança participativa e de excelência do dr. Augusto Takashima, a SBA promoverá uma maior integração dos profissionais que atuam na especialidade. A partir dessa integração, ele acredita que irá abrir uma variedade de caminhos em todas as áreas nas quais a SBA tem competência: Formar, Educar, Certificar e Representar.