Notícias

Cerimônia de Posse Diretoria 2021 SBA

Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a estrutura da Cerimônia de Posse da Diretoria SBA, gestão 2021, foi reformulada como medida de segurança. Ela foi promovida de forma on-line no último sábado, dia 9 de janeiro.

Ao todo, mais de 380 pessoas acompanharam o evento e se emocionaram com o discurso do dr. Augusto Takaschima, refletindo sobre o momento em que vive o Brasil. “Em respeito a situação do país, aos colegas que trabalham na linha de frente contra a Covid e coerentes com o espírito da SBA celebramos nossa posse de forma virtual. O momento é de reflexão”.

Durante seu discurso, o atual presidente da SBA mostrou qual será a linha de trabalho da Diretoria, focada na união dos anestesiologistas e na geração de valor. Ao usar a fala de Abraham Lincoln, o Discurso de Gettysburg, considerado um dos mais importantes da história dos Estados Unidos, dr. Takaschima destacou o espírito da SBA e a importância de referenciar o passado.
> Clique aqui e leia o discurso do dr. Takaschima

“Destaco deste impactante discurso: Cabe-nos dedicar-nos à continuação da obra de que os combatentes aqui iniciaram. Compete-nos realizar a sublime tarefa que esses grandes mortos nos legaram.

Continuação da obra, tarefa, legado. Palavras fortes que nos compelem a trabalhar em prol desta grande herança que nos foi outorgada: a SBA.”.

Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem prestada ao dr. Fábio de Carvalho. O médico foi vitimado pela Covid-19 aos 39 anos, enquanto atuava na linha de frente no combate à pandemia.

“Aos profissionais da área da saúde, em especial aos médicos anestesistas, que honraram seu juramento profissional levando até o fim de sua jornada de vida o propósito de salvar vidas, mesmo enfrentando situações adversas e diante de uma pandemia, prestamos nossa homenagem destacando a pessoa do dr. Fábio de Carvalho, médico anestesiologista do Piauí.  Fábio representa os muitos médicos que doaram a sua vida pela profissão”, destacou dr. Marcos Antonio Costa de Albuquerque, vice-presidente da SBA.

A homenagem contou com a presença da esposa do médico, Lindia Kalliana da Costa Araújo Alves Carvalho, e das três filhas. Emocionada, Lindia destacou pontos da personalidade do Fábio. “Conheci o Fábio faltando dois anos para ele terminar a medicina. Ele tinha a certeza de que queria a anestesiologia por toda a vida”.

A presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Piauí (Saepi), Lorena Ibiapina, também prestou homenagem ao médico. “Quando escolhemos a medicina como vocação, respondemos ao chamado de nos doar ao próximo, muitas vezes esquecemos de nós para transmitir esse cuidado para outra pessoa. No ano de 2020 não foi diferente. Nos colocamos nas trincheiras, como soldados para enfrentar intemperes e situações que ficarão para sempre em nossa alma, foi assim que o dr. Fabio de Carvalho se posicionou”.

O evento também contou com a fala do dr. Rogean Rodrigues Nunes, presidente da gestão 2020, que apresentou um balanço de sua gestão; da dra. Emily Santos Montarroyos, presidente do Conselho Superior da SBA 2021; do dr. Cesar Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira; e do dr. Wagner Ricardo Soares de Sá, da Febracan.

Abaixo, assista o vídeo da Cerimônia de Posse da Diretoria 2021

Vídeo da Cerimônia de Posse da Diretoria 2021

> Clique aqui e leia o discurso do dr. Takaschima