Boletim Minuto

O ano de 2020 ficará na memória da anestesiologia

Por Luis Antonio dos Santos Diego, diretor do Departamento de Defesa Profissional da SBA

Estamos num momento ímpar da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, um ano atípico, mas de muito trabalho e muita reflexão sobre o que fazemos e como fazemos. O mundo virtual que se descortinou diante de nós abriu muitas possibilidades, tantas, aliás, que precisaremos focar no que é absolutamente fundamental para a razão da existência da SBA: nossos associados.

Foi assim o ano todo e será nos que estão porvir. O Departamento de Defesa Profissional também se engajou em diversos projetos e todas as Comissões permanentes trabalharam muito, mas especialmente a Comissão de Saúde Ocupacional.

Dentre as inúmeras realizações, encontra-se a participação na atualização da Carta de Recife, juntamente com as Regionais signatárias que se fizeram representar no Siso em setembro deste ano. Antes mesmo, já vínhamos, todos juntos e colaborativamente, apresentando as possíveis melhorias que poderiam fazer parte dessa atualização. O retorno só não foi maior do que o prazer de todos nós em realizar essa tarefa. Juntos fizemos os naturais ajustes que qualquer documento dessa magnitude necessita, principalmente quando 2 anos parecem 20 anos diante de tantas modificações.

Estamos publicando na próxima Anestesia em Revista, ainda nesse mês de dezembro de 2020, essa atualização. A grande novidade é a possibilidade de todos os signatários virem a compartilhar projetos com todos os outros signatários. Esses projetos ficarão na aba permanente da Carta de Recife no Portal SBA e assim todos poderão se beneficiar das iniciativas exitosas que cada signatário promoveu.

A Carta de Recife já é mais que uma brilhante iniciativa que há dois anos nasceu durante o Siso na belíssima cidade do Recife sob os auspícios da Saepe e uma confraternização linda, na qual não tive o prazer de participar. Hoje a Carta de Recife é um conceito pelo qual lutaremos. A SBA cumprirá seu papel e todos os signatários, temos certeza, estarão ombro-a-ombro