Notícias

Nova diretoria reafirma compromissos em cerimônia de posse

_DSC0288Reafirmando o compromisso com os princípios humanos e filosóficos da medicina, que não podem se sobrepor às inovações tecnológicas da atualidade, e com a valorização e a defesa profissional dos anestesiologistas, o novo presidente da SBA, Erick Freitas Curi, tomou posse junto com os demais membros da diretoria para a gestão 2019. A solenidade foi realizada no sábado (12), no Rio de Janeiro.

O secretário estadual de Saúde, Edmar Alves dos Santos, presente ao evento, afirmou estar de portas abertas para as contribuições da SBA na elaboração de políticas de saúde para o Rio de Janeiro, considerando ser uma das “sociedades mais organizadas, sempre com o compromisso do aprimoramento técnico”.

Os presidentes da AMB, Lincoln Lopes Ferreira, e da Federação Nacional dos Médicos, Jorge Sale Darze, enfatizaram a importância da unificação das ações das entidades médicas em busca da valorização profissional, destacando o importante papel exercido pela SBA nesse sentido.

A coordenadora geral de Residências em Saúde do Ministério da Educação e Cultura, Rosana Leite de Melo, destacou em seu discurso a contribuição que a SBA deu à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ao propor a nova matriz de competências para avaliação dos médicos em especialização.

A transmissão do cargo de presidente foi feita após a despedida do presidente Sérgio do Logar, que esteve à frente da SBA em 2018. Ele fez um balanço da gestão, destacando as principais realizações num ano que começou com prognóstico negativo, mas cujas dificuldades foram superadas. Sérgio do Logar agora assume a função de presidente do Conselho Superior da SBA.

O evento contou, ainda, com a presença do secretário geral do Conselho Regional de Medicina/ES, Ruy Lora Filho; da editora-chefe da Revista Brasileira de Anestesiologia, Maria José Carvalho Carmona; do coordenador do Instituto Brasil de Medicina, José Luiz Dantas Mestrinho; do vice-presidente da Federação Brasileira de Cooperativas de Médicos Anestesistas, Sérgio Marques de Souza Lima; e do deputado estadual capixaba Hudson Leal (PRB/ES), membro da SAES.

Quem é quem na nova diretoria

Erick Freitas Curi (ES), presidente
Rogean Rodrigues Nunes (CE), vice-presidente
Gualter Lisboa Ramalho (PB), secretário geral
Augusto Key Karazawa Takaschima (SC), diretor financeiro
Heber de Moraes Penna (GO), diretor do Departamento de Defesa Profissional
Marcos Antonio Costa de Albuquerque (SE), diretor do Departamento Administrativo
Maria Angela Tardelli (SP), diretora do Departamento Científico
Ana Cristina Pinho Mendes Pereira (RJ), vice-diretora do Departamento Científico