Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Caso Bárbara Labres: repercussão equivocada sobre ato anestésico-cirúrgico

Informações equivocadas foram publicadas por alguns veículos de comunicação sobre consequência do ato anestésico realizado na DJ Bárbara Labres para cura cirúrgica de varizes. Entre os dias 9 e 10 de fevereiro, esses canais de comunicação informaram de forma incorreta, que, ao submeter-se a uma cirurgia de varizes, a referida DJ apresentou quadro de hemorragia, e que isso teria ocorrido como consequência do procedimento anestésico.

Sobre este fato, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), por meio do diretor de Defesa Profissional, dr. Luis Antonio dos Santos Diego, e do presidente, dr. Augusto Takaschima, emitiu nota aos portais de notícias esclarecendo os motivos alegados como causa da internação em Unidade de Terapia Intensiva da mencionada DJ.


Confira abaixo alguns trechos da nota

Consideramos equivocada a referida alegação, uma vez que assistindo ao depoimento na rede pessoal da DJ Bárbara, veiculado no Stories do Instagram, a própria artista não faz a correlação entre a hemorragia e o ato anestésico, apenas apresenta alguns sintomas como “rebote da anestesia” e discorre sobre o sangramento “por um motivo que ninguém conseguiu entender direito”. Sendo assim, a conclusão adotada foi tão somente elaborada pelos veículos de comunicação que publicaram a notícia.

O ato anestésico, seja por anestesia geral ou bloqueio do neuroeixo (raquianestesia ou peridural), não determina sangramento por si só, principalmente em cura cirúrgica de varizes dos membros inferiores. Em verdade, tão somente em excepcionalíssimas ocasiões, pode-se imputar causas de sangramento ao ato anestésico, mas não no tipo de cirurgia mencionada.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) é uma entidade que mantém permanente respeito ao direito de manifestação do pensamento e da informação, sob qualquer forma, ou veículo, garantias essas previstas na Constituição Federal, no entanto sempre lutará para que esses direitos sejam exercidos com responsabilidade e em estrita observância da verdade.