Uso de cookies - Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Está em busca de algum documento? Clique aqui para encontrá-lo.
O Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) é expedido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) aos médicos aprovados no concurso para a obtenção do título.
As provas para sua obtenção têm processos distintos para os médicos que realizaram especialização nos Centros de Ensino e Treinamento (CETs) da SBA e para aqueles cujo treinamento ocorreu em hospitais não credenciados pela SBA, seja em Programas da Comissão Nacional de Residência Médica ou mediante a comprovação de seis anos de prática em anestesia.
O curso de especialização de três anos da SBA inclui a realização de quatro provas trimestrais e uma prova anual em cada ano da formação. As avaliações são elaboradas pela Comissão de Certificação em Anestesiologia (CCA) e o médico em especialização deve obter média mínima para aprovação igual ou maior a 6,0 (seis).
A formação abrange técnicas anestésicas para diferentes especialidades cirúrgicas e é necessário comprovar a participação anual em pelo menos 440 (quatrocentos e quarenta) atos anestésicos e 900 (novecentas) horas de treinamento prático em anestesiologia.
Os médicos também participam de atividades na área de pesquisa e são avaliados quanto à aquisição de habilidades e aspectos comportamentais da prática médica.
Outra forma de obtenção do TEA é oferecida aos egressos do Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Ministério da Educação (MEC) ou aos profissionais que tiverem seis anos de atuação comprovada na prática da anestesiologia.
O concurso para tais categorias é composto por duas etapas, também elaboradas pela Comissão de Certificação em Anestesiologia (CCA). A primeira fase é composta por uma prova teórica de múltipla escolha e, aos aprovados, segue-se um exame discursivo de respostas curtas. Para ser certificado, o candidato deve obter média igual ou acima de seis (6,0) em ambas as fases.