Notícias

Erros na administração de medicamentos (EAM)

Por Antonio Roberto CARRARETTO, TSA-SBA, MSC, PhD

O anestesiologista planeja, seleciona, prepara e administra os medicamentos. Na indução anestésica é comum o uso de cinco ou mais medicamentos, podendo ultrapassar a dez no ato anestésico. Lidar com embalagens primárias (frascos, ampolas, bolsas) com rotulações diferentes, por vezes, mais voltadas para a identificação da empresa do que do próprio fármaco, podem gerar EAM nas diversas das fases do processo, com consequências que vão desde a lesão temporária/permanente até ao óbito.

Na cadeia de Segurança do Paciente, para a preservação de sua vida, todos são responsáveis desde o diretor do estabelecimento até o farmacêutico e o anestesiologista. Apesar dos EAM ocorrerem pelas mãos do anestesiologista, existem métodos que diminuem esta possibilidade e daí a responsabilidade coletiva. A segurança não deve ser violada pela diferença de custo, já que os acidentes também têm elevado custo nas finanças e na reputação de todos, incluindo a instituição, transformando-nos em segunda vítima. Lembrem-se que administramos medicamentos potencialmente perigosos.

O cansaço e a fadiga de horas acumuladas de trabalho, a sobrecarga de tarefas, a falta de rotinas pessoal e institucional voltada para a segurança, a deficiência na iluminação, a comunicação ruidosa, as interrupções distrativas, os fármacos misturados com rótulos semelhantes e de baixa legibilidade, são as principais causas dos EAM.

As sociedades e organizações de todo o mundo criaram normas técnicas (NT) para evitar o EAM e o sistema ideal possui, no mínimo, uma padronização das embalagens primárias e das etiquetas para as seringas, com cores e tipografia em tamanhos e formatos diferentes.

Como evitar os EAM?
Estar preparado e em condições físicas e mentais requeridas
Selecionar os fármacos a serem utilizados, identificando-os
Identificar a seringa com etiqueta padronizada por códigos de cores
Verificar o frasco/ampola comparando-o com a seringa
No preparo: ler quatro vezes o rótulo do fármaco
Ao retirar o medicamento
Ao preparar e rotular a seringa
Antes de descartar o frasco/ampola
Ao injetar no paciente

Precisamos realizar alterações em diversas fases do sistema tais como:

Sistema multimodal desejável para a prevenção dos EAM
Padronização do acondicionamento
Seringas pré-preenchidas
Rótulos grandes com cores para identificação
Códigos de leitura e sistemas aprimorados de rotulagem
Registro eletrônico automatizado

ABNT NBR ISO 26825:2021. Equipamento anestésico e respiratório — Rótulos aplicados pelo usuário para seringas contendo medicamentos utilizados durante anestesia — Cores, projeto e desempenho

https://www.asahq.org/standards-and-guidelines/statement-on-labeling-of-pharmaceuticals-for-use-in-anesthesiology (acesso em 19/10/2021)