Notícias

Dra Rosa Avilla: conectando a anestesiologia e a música

No último sábado (17), durante a abertura do 2º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão em Saúde, a SBA fez o lançamento do videoclipe em homenagem aos anestesiologistas do Brasil.  O vídeo é um projeto desenvolvido em conjunto com a dra. Rosa Avilla, anestesiologia e intérprete, que compôs, junto com o maestro e compositor David Pasqua, a canção “Sopro de Vida”, especialmente desenhada para abordar o trabalho do anestesiologista no enfrentamento à Covid-19, retrata o quão incansáveis foram e continuam sendo nesta realidade que emplacou o Brasil.

Dra. Rosa acredita que os anestesiologistas são parte importante da vida das pessoas “Somos parte integrante da vida das pessoas desde o seu nascimento, desde seu primeiro sopro de vida, e raramente alguém se lembra da gente”.

Confira abaixo a entrevista feita com a dra. Rosa, na qual ela fala um pouco sobre como a carreira como artista e sobre o seu processo criativo.


SBA: A senhora compartilhou conosco que a música sempre foi algo presente em sua vida, mas que acabou se afastando por conta da medicina, então como foi esse retorno após tantos anos? 

Dra. Rosa Avilla: A música é poderosa e ciumenta, mas qualquer dom exige que você faça algo com ele para devolvê-lo ao mundo. Sempre estive perto da música, porém mais longe do que um dom ou um sonho exigem.

Estudei canto erudito por 10 anos e a técnica ficou adormecida. Precisava estimulá-la.  Há cerca de 2 anos, com meus filhos já formados, conheci meu produtor musical, o maestro e compositor David Pasqua. Foi o acaso, ou talvez, o universo conspirando positivamente. A partir de então passei a montar repertórios populares e a me apresentar em casas em São Paulo, sempre lotadas de amigos incrédulos. Mesmo com a pandemia, estudei e aprimorei técnicas de transmissão, produzi muita música e tenho um programa de variedades no Youtube. Comecei a fazer trabalhos muito sérios e não pretendo parar mais!


SBA: Imagino que não seja fácil conciliar a carreira médica com a de artista, qual o segredo? 
RA: O segredo, na verdade, não é segredo. A mesma recomendação de sempre e foi assim por toda a minha vida pessoal e profissional: determinação, trabalho e completa ausência de preguiça! Para alcançar um objetivo, qualquer que seja ele… Como, por exemplo, passar no TSA, precisa MUITA dedicação.


SBA: A SBA a convidou para compor e produzir um videoclipe em homenagem aos anestesiologistas. Poderia nos contar um pouco sobre o processo criativo? 
RA: O convite foi feito há muitos meses, logo depois do jingle e clipe que também compus para a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para a campanha “Mulheres Também Infartam”. O dr. Takaschima (dr. Augusto Takaschima, diretor presidente da SBA) acreditou que nós anestesiologistas, que sempre vivemos nos bastidores e que ganhamos notoriedade nesta pandemia, merecíamos um carinho. E foi pensando em fazer um carinho que surgiu letra e melodia. A inspiração foi genuína e veio da sinceridade. Meu produtor musical, David Pasqua, com sua expertise de músico, finalizou o projeto musical.


SBA: Qual a mensagem central o clipe passa?
RA: A mensagem diz respeito à nossa importância enquanto anestesiologistas: somos parte integrante da vida das pessoas desde o seu nascimento, desde seu primeiro sopro de vida, e raramente alguém se lembra da gente. Nesta pandemia, saímos um pouco do ostracismo e trabalhamos muito duro, creio que ainda sem o reconhecimento devido e necessário da sociedade leiga. Mas eu queria mesmo é dar luz à especialidade e à nossa própria consciência da nossa importância enquanto médicos e especialistas dedicados!


SBA: Gostaria de acrescentar alguma informação? 
RA: A vida é feita de sonhos e projetos. Queria convidar meus colegas a construírem e buscarem os seus. Quem teve Covid, quem trabalhou com pacientes Covid e sua gravidade, quem é anestesista e todos os dias se depara com a tênue linha que separa o momento em que você existe de fato e, num segundo, ficou apenas na memória das pessoas, precisa acreditar que ter sonhos e projetos tem que ser AGORA. Não podemos nos dar ao luxo de deixá-los para depois. O amanhã começa hoje.

Aldir Blanc, médico psiquiatra que faleceu de Covid dizia: “Batidas na porta da frente, é o tempo”…. Que resposta você tem a dar ao tempo?


Veja o clipe abaixo

Intérprete: dra. Rosa Avilla
Composição: David Pasqua e dra Rosa Avilla
Piano: David Pasqua​
Produção: Fábrica Produções Musicais​
Direção: David Pasqua​ Realização: SBA

Letra

Ouça a minha mensagem​
De força e coragem
Em zelar por alguém
Calma, são dias pesados​
De luta incessante
De quem quer o bem.​

Creio que falta pouco​
Pro dia de sol enfim chegar.​
Canta, serão só lembranças
As noites insones,
Tudo vai passar.​

Por tuas mãos nasce saúde, sopro de vida, despertar.​