Tutorial 521 – Habilidades Não Técnicas e Gerenciamento de Recursos em Crises na Sala de Operação

Dra. Sakshi Gandotra1†, Dr. Filipe Nadir Caparica Santos 2

1 Anestesiologista da equipe, St Michael’s Hospital, Toronto, Canadá
2 Departamento de Anestesia e Medicina da Dor, Universidade de Toronto, Toronto, Canadá

Editado por: Dra. Amanda Milligan, Anestesista Consultora, Glasgow Royal Infirmary, Glasgow, Reino Unido; Dra. Sally El-Ghazali, Anestesista Consultora, Northwick Park Hospital, Londres, Reino Unido

†E-mail do autor correspondenteSakshi.gandotra@unityhealth.to
Publicado em 23 de abril de 2024

PONTOS-CHAVE

  • A ocorrência de eventos anestésicos críticos apresenta desafios significativos, exigindo que o médico tenha uma compreensão abrangente dos fatores que contribuem para esses incidentes.
  • As habilidades não técnicas abrangem uma ampla gama de habilidades cognitivas, sociais e de recursos pessoais que complementam as habilidades técnicas e contribuem para o desempenho seguro e eficiente da tarefa.
  • O gerenciamento de recursos para crises de anestesia é uma abordagem científica para gerenciar eventos críticos em ambientes médicos onde a anestesia é administrada.
  • O treinamento baseado em simulação em ambientes não clínicos é uma maneira eficaz de ensinar habilidades não técnicas.
  • A sessão de simulação deve ser seguida de um debriefing feito por um educador treinado para solidificar o aprendizado.

INTRODUÇÃO

Há muito tempo, acredita-se que a anestesia não deve acarretar riscos, pois não é uma intervenção terapêutica, mas sim um para a cirurgia.1 Entretanto, as técnicas anestésicas envolvem o uso de medicamentos potencialmente perigosos e procedimentos de alto risco. Além disso, o gerenciamento desses medicamentos e o enfrentamento de situações difíceis no período perioperatório são habilidades essenciais necessárias para a prática da anestesiologia.

A sala de cirurgia é um ambiente dinâmico e de alto risco, onde a anestesia desempenha um papel fundamental para garantir a segurança e o bem- estar do paciente durante os procedimentos cirúrgicos. A ocorrência de eventos críticos de anestesia apresenta desafios significativos, exigindo que o médico tenha uma compreensão abrangente dos fatores que contribuem para esses incidentes.

Arquivo relacionados

Tutorial 521 - Habilidades Não Técnicas e Gerenciamento de Recursos em Crises na Sala de Operação

Tutorial 521 - Habilidades Não Técnicas e Gerenciamento de Recursos em Crises na Sala de Operação (Questões)