Tutorial 479 – Vômitos Pediátricos Pós-operatórios

Dr Rachel Ariyanayagam1†, Dr Bobby Krishnachetty2
Consultor Anestesista, Broomfield Hospital, UK Consultor
Anestesista, Southend University Hospital, UK
Editado por: Dr. William Francis Powell Jr, Instrutor em Anestesia, Massachusetts Eye
and Ear, Harvard Medical School, EUA; Dra. Kate Wilson, Consultora de Anestesia
Pediátrica, Sheffield Children ‘s NHS Foundation Trust, Reino Unido
† E-mail do autor correspondente: r.ariyanayagam@nhs.net
Publicado em 30 de agosto de 2022

PONTOS-CHAVE

  • Náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) são angustiantes e aumentam a morbidade pós-operatória.
  • O centro de vômito coordena o reflexo fisiológico do vômito, com entradas centrais e periféricas.
  • A prevenção da NVPO requer a identificação de crianças com risco aumentado, utilizando técnicas anestésicas que minimizem a incidência de NVPO e implementando profilaxia antiemética ajustada ao seu nível de risco.
  • Os antagonistas da 5-HT3 e/ou a dexametasona são a base da profilaxia. Existem também evidências para profilaxia alternativa farmacológica e não farmacológica de vômitos pós-operatórios.
  • É provável que as diretrizes se desenvolvam à medida que mais evidências forem coletadas sobre crianças em particular e à medida que novos agentes antieméticos surgirem.

INTRODUÇÃO
Náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) e vômitos pós-operatórios (VOP) são náuseas (a sensação subjetiva de doença) e/ou vômitos (a resposta objetiva de ejetar matéria do estômago) após anestesia ou cirurgia. Eles são sintomas angustiantes que podem afetar adversamente a satisfação do paciente e do cuidador, bem como aumentar o tempo de permanência e as taxas de readmissão.1 POV prolongado pode levar a outras complicações, como desidratação e desequilíbrio eletrolítico, ruptura ou sangramento da ferida ou pneumonite aspirativa,1 tornando sua prevenção e manejo ruciais para os cuidados perioperatórios. Dada a dificuldade que as crianças mais jovens ou pré-verbais têm em indicar a sensação de náusea, o vômito pós-operatório é considerado um desfecho mensurável mais apropriado, e as crianças são relatadas como tendo o dobro da incidência de POV (13% vs. 42%), em comparação com os adultos.2 Este tutorial aborda o mecanismo fisiológico de náuseas e vômitos (devido à escassez de estudos em crianças, isso é baseado em estudos com adultos), a avaliação e mitigação de fatores de risco e as opções farmacológicas e não farmacológicas para o controle de náuseas e vômitos.

Arquivo relacionados

Tutorial 479 - Vômitos Pediátricos Pós-operatórios

Tutorial 479 - Vômitos Pediátricos Pós-operatórios (Questões)

Tutorial 479 - Vômitos Pediátricos Pós-operatórios (Figuras)