Tutorial 468 – Tratamento Anestésico para Cirurgia de Bypass Extracraniano-Intracraniano em Pacientes com Doença de Moyamoya

Dra Isabella Ming Zhang1†, Dr. Vincent Ching So2
1Residente Anestésico, Hospital Queen Mary, Hong Kong
2Consultor Anestésico Associado, Hospital Queen Mary, Hong Kong
Edição: Dr. Matthew Doane, Royal North Shore Hospital, St Leonards, Austrália
†E-mail do autor correspondente: pkuzhangming02@gmail.com
Publicado em 22 de março de 2022

PONTOS-CHAVE

  • A doença de moyamoya (DMM, Moyamoya disease) é uma doença cerebrovascular oclusiva progressiva crônica de etiologia desconhecida.
  • As manifestações da DMM podem ser muito diversas, desde assintomáticas a crises isquêmicas transitórias,enfarte cerebral, hemorragias intracranianas ou convulsões.
  • A revascularização cirúrgica para pacientes sintomáticos com DMM é amplamente aceita como superior ao tratamento médico,com um melhor prognóstico neurológico e uma maior redução dos riscos de acidente vascular cerebral isquêmico ou
    hemorrágico.
  • O objetivo primordial do tratamento anestésico perioperatório na cirurgia de bypass extracraniano-intracraniano é equilibrar a oferta e a procura de oxigênio cerebral, garantindo uma proteção cerebral adequada.
  • Vigilância reforçada e parâmetros fisiológicos rigorosamente controlados durante todo o período perioperatório emconjunto constituem uma pedra angular para controlar as deficiências da oferta e da procura de oxigênio no cérebro.
  • A monitorização contínua da pressão arterial intra-arterial é essencial na cirurgia de bypass extracraniano-intracraniano. Eletroencefalograma processado e potenciais evocados somatossensoriais são comumente utilizados para monitoramento neurofisiológico adicional.

    INTRODUÇÃO
    A doença de moyamoya (MMD, moyamoya disease) é uma vasculopatia cerebral oclusiva rara, crônica e progressiva, sem etiologia conhecida. A revascularização cirúrgica demonstrou ser superior ao tratamento médico na prevenção de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos na MMD. O manejo perioperatório desses pacientes é um desafio para os anestesiologistas. Para reduzir os eventos cerebrovasculares perioperatórios, é fundamental compreender a fisiopatologia subjacente da doença e assegurar a perfusão cerebral e a neuroprotecção adequadas. O manejo perioperatório tem um impacto direto no resultado da cirurgia.

Arquivo relacionados

Tutotial 468 - Tratamento Anestésico para Cirurgia de Bypass Extracraniano-Intracraniano em Pacientes com Doença de Moyamoya

Tutotial 468 - Tratamento Anestésico para Cirurgia de Bypass Extracraniano-Intracraniano em Pacientes com Doença de Moyamoya ( Questões )