Notícias

Diretores da SBA ministram palestras na 28ª JAES

A diretoria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) participou, nos dias 11 e 12 deste mês, da 28ª Jornada de Anestesiologia do Espírito Santo (JAES), realizada na capital, Vitória, no hotel Golden Tulip.

Representando a diretoria, estiveram no evento o presidente, Erick Freitas Curi; o vice-presidente, Rogean Rodrigues Nunes; o diretor administrativo, Marcos Albuquerque; o diretor financeiro, Augusto Key Karazawa Takashima; o secretário-geral, Gualter Lisboa Ramalho; e a diretora científica, Maria Angela Tardelli.

Como já fez em outras ocasiões, para auxiliar nos eventos de outras regionais, a diretoria transferiu sua reunião para o Espírito Santo, de modo a coincidir com a data da JAES, permitindo à regional capixaba contar com os diretores da SBA na programação de seu evento.

“Essa iniciativa da SBA facilitou muito para nós da Sociedade de Anestesiologia do Espírito Santo (SAES), porque como somos uma regional pequena, ficaria muito difícil, em termos financeiros, conseguirmos trazer profissionais desse gabarito para falar aqui no nosso evento”, destacou André Carnevali, presidente da SAES.

O presidente da SBA, Erick Freitas Curi, ressaltou que essa tem sido uma filosofia de trabalho seguida por toda a diretoria, desde o início de seu mandato, em janeiro deste ano. “Temos feito isso durante todo o ano de 2019 porque havia um clamor para que a SBA estivesse mais próxima das regionais. Esse evento aqui no Espírito Santo totaliza o 18º estado visitado por nós. A importância disso é fazer com que o anestesista, no seu estado, na sua regional, tenha esse sentimento de pertencimento, de que ele é a SBA e de que a SBA está junto dele”, afirmou.

Outros depoimentos

Rogean Rodrigues Nunes (vice-presidente da SBA) – “é importante a presença da SBA nas regionais porque isso representa uma via de mão dupla. A SBA se aproxima da regional, a regional cresce e isso traz um retorno para a SBA e para os associados. Nosso slogan é exatamente esse: a SBA somos todos nós! Somos um congregado de regionais que forma e dão sustentação à SBA. Por isso, nunca podemos nos afastar das regionais. A SBA tem um perfil científico importante. Então, nada melhor que aproveitarmos as pessoas da diretoria, que têm um perfil acadêmico, para que contribuam de forma efetiva nas jornadas. Outro ponto importante para se destacar é a qualidade dos eventos da SBA nesse ano, com participação dos sócios das regionais. Aqui mesmo na 28ª JAES, observamos a participação maciça dos sócios. Ou seja, o associado começa a observar a alta qualidade do produto que está sendo oferecido a ele e, com isso, passa a reconhecer o trabalho da nossa entidade.

José Carlos Binda (presidente da Coopanest-ES) – “entendo que esse apoio da SBA, participando dos eventos regionais, incentiva os anestesistas locais a participar mais, proporcionando a eles um crescimento e, consequentemente, uma melhoria no atendimento ao paciente”.

Luiz Fernando dos Reis Falcão (diretor de Relações Internacionais da SAESP) – “tenho acompanhado a diretoria ao longo desse ano e eles têm participado de todas as jornadas regionais, de norte a sul do Brasil. E não só presentes de corpo, mas também participando com as aulas, ajudando as diretorias, trazendo inovação e, o que é muito importante: como a SBA somos todos nós, de todas as regiões do Brasil, eles estão trazendo as pessoas para dentro da Sociedade, fazendo, de fato, uma inclusão. Tenho visto também que as programações científicas têm tido alta qualidade do ponto de vista dos temas. Mas uma coisa que tem acontecido nos últimos anos é a tentativa de sempre incluir temas novos. Hoje, a gente tem discutido bastante, por exemplo, a otimização perioperatória. A SBA e a SAESP têm investido nessa parceria com a Sociedade Europeia e têm entendido que essa é uma estratégia de sustentabilidade do nosso sistema de saúde no Brasil. São temas até polêmicos, mas que têm sido trazidos e prestigiados pela SBA para os eventos no âmbito das discussões científicas”.

Alexandre Teruya (CEO do Hospital Moriah, em Moema – SP) – “a participação da SBA nos eventos regionais é fundamental. Vejo isso com bons olhos, porque a gente pode entender como a diretoria pensa e, inclusive, fazer questionamentos mais objetivos”.

Hudson Leal (anestesista e deputado estadual no ES) – “estou muito satisfeito e orgulhoso, porque o atual presidente da SBA, dr Erick, me sucedeu aqui no estado quando eu saí da presidência da Coopanest-ES. E sempre com muita determinação ele galgou a presidência da SBA. Para nós, do Espírito Santo, isso é um orgulho. Essa jornada está com um bom padrão científico e bem organizada. A SBA se abriu para a realidade do anestesista do século XXI. Vimos aqui, por exemplo, palestra sobre como administrar a nossa vida financeira. Na minha época não existia isso. Tudo era eminentemente técnico e científico”.

Wellington Pioto (vice-presidente da SAES) – “acho fundamental essa participação da direção da SBA no nosso evento. No momento em que estávamos fazendo a programação, percebemos que precisávamos da presença do presidente da SBA falando para o seu estado. Aliado a isso, nós temos, hj, uma diretoria da SBA extremamente técnica e intelectualizada. O sucesso desse evento não está nele em si, fisicamente, mas sim no calor, na humanidade, na clareza e transparência que a atual diretoria da SBA passa para a nossa regional. No passado, encontrávamos um distanciamento muito grande da SBA em relação às regionais. Hoje, a transparência e a humildade dessa diretoria são gigantescas. A ampla participação, aprovação e sucesso que estamos tendo nesse evento se deve ao nível intelectual e cultural que a SBA pode nos trazer. Eu só tenho a agradecer à SBA e dizer que, para mim, isso foi uma homenagem que pudemos prestar ao nosso presidente. Nos sentimos muito honrados com a presença da diretoria da SBA em nosso evento. Foi um prazer enorme. E, mais uma vez, agradeço em nome da SAES, à SBA, que abraçou o nosso evento e o transformou de um evento pequeno em um evento maravilhoso”.

Augusto Key Karazawa Takashima (diretor financeiro da SBA) – “como diretor financeiro da SBA, eu creio que é um investimento muito importante levar a diretoria a todos os eventos regionais para os quais ela for convidada. A presença da diretoria na jornada do Espírito Santo – especialmente porque o nosso presidente é do Espírito Santo – representa a valorização e um prestígio à sociedade regional que está organizando, bem como o espírito que permeou a atividade da diretoria nesse ano, que foi a aproximação com as regionais. A diretoria, ao se deslocar a todos os estados do país, mostra que a SBA quer investir na capilaridade da Sociedade, aproximando a SBA do seu sócio, no seu local de origem. Isso permite, a muitos associados que não têm a oportunidade de viajar, terem contato com a vida associativa, com palestrantes renomados, já que boa parte da nossa diretoria também tem uma boa bagagem científica e acabam compartilhando esse conhecimento”.