Notícias

Dificuldades de acesso a medicamentos imprescindíveis ao cuidado à saúde.

Na qualidade de entidade científica, temos o objetivo comum de identificarmos estratégias e ações conjuntas que contribuam com a manutenção e qualidade e segurança da assistência à saúde da população.

O acesso a medicamentos é indispensável à garantia da assistência integral. Como profissionais de saúde, estamos diretamente envolvidos neste processo, com o compromisso de prezar pela qualidade, segurança e efetividade dos resultados clínicos planejados. Diante do exposto, considerando a escassez e o risco iminente de desabastecimento de medicamentos essenciais à assistência aos pacientes hospitalizados em muitos estabelecimentos de saúde, vimos, por meio desse ofício, ratificar nossa preocupação relacionada às adversidades que a falta de alguns medicamentos tem acarretado e ainda poderá ocasionar ao processo assistencial em todo o território nacional.

Considerando as reais dificuldades que vêm sendo enfrentadas e relatadas por diversos serviços de saúde, listamos abaixo, a relação de medicamentos que vem, predominantemente, sendo associados a sérias dificuldades de acesso, sempre na perspectiva de buscarmos os melhores resultados assistenciais e a segurança do paciente.