Notícias

Dez anos de Salve uma Vida

SUV SMS PB 2019 30O curso Salve uma Vida, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), completa, neste ano de 2019, dez anos de existência.

Criado em 2009, o curso tem como objetivo capacitar a população em geral (não médicos) a fazer o reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico especializado e tratamento inicial de uma parada cardiorrespiratória, ou seja, o treinamento em Suporte Básico à Vida.

Até hoje, o Salve uma Vida já treinou 3.316 pessoas de todas as idades e regiões do Brasil. Seu primeiro instrutor foi o dr. Luiz Antonio Vane, que, à época (2009), ministrou o primeiro treinamento para os funcionários da SBA.

Em sua última edição, realizada no dia 12/07, o curso foi ministrado em João Pessoa (PB), pelo presidente da SBA, Erick Freitas Curi, para servidores das Secretarias de Saúde do Estado da Paraíba e Municipal de João Pessoa, totalizando, em um só dia, mais de 100 pessoas treinadas.

O curso é voltado para professores, alunos, funcionários de instituições públicas e privadas, condomínios fechados, clubes, hotéis e quaisquer outros locais que tenham a necessidade de oferecer os primeiros atendimentos em situações de paradas cardiorrespiratórias.

A SBA oferece o treinamento gratuitamente. Cada turma pode ser composta por, no máximo, 50 alunos e tem a duração de duas horas. Durante o curso, os alunos aprendem a reconhecer e tratar os sinais de obstrução respiratória; fazer o diagnóstico de parada respiratória e parada cardíaca; saber como proceder para ativar o sistema de saúde; e como fazer reanimação de qualidade.