Notícias

Conheça as ações da SBA para a segurança do paciente

Por dr. Luis Antonio Diego
Diretor do Departamento de Defesa Profissional da SBA

O Conselho de Defesa Profissional da SBA reuniu-se no final de junho 2021 para a apresentação das realizações no período e para discutir as futuras ações até o final do ano. O balanço foi muito positivo, com diversas atividades que obtiveram retorno assertivo. Esse mesmo canal, o Boletim Minuto vem sendo acessado por centenas de colegas, assim como o SBA podcast, ambos são divulgados quinzenalmente e informam aos colegas temas da qualidade e segurança em anestesia.

Também temos presença ativa na Anestesia em Revista, a publicação trimestral da SBA. No último número, divulgado no dia 9 de julho, fizemos uma síntese do trabalho que a Comissão Temporária de Telemedicina e Inovação veio realizando no período. Vale conferir!

A Comissão de Qualidade e Segurança em Anestesia também vem realizando um belíssimo trabalho. No mês de junho, sob a coordenação da dra. Michelle Nacur, foi realizado um webinário sobre a Segurança do Paciente, no qual houve o lançamento do aplicativo Emergências em Anestesia.

> Clique aqui para baixar o app Emergências na Google Play
> Clique aqui para baixar o app Emergências na Apple Store

Durante o webinário houve a oportunidade de se discutir temas relevantes sobre a segurança do paciente e, principalmente, no engajamento dos anestesiologistas nas atividades do Dia Mundial da Segurança do Paciente, que irão ocorrer em 17 de setembro deste ano. A SBA também irá participar com diversas outras associações e entidades da Aliança Mundial da Segurança do Paciente cuja programação será lançada muito em breve.

A Comissão de Saúde Ocupacional está envolvida na elaboração das atividades do Simpósio de Saúde Ocupacional (SISO) que acontecerá em 21 do próximo mês. Teremos diversos temas a serem abordados, mas a sustentabilidade ambiental e como isso já afeta o nosso cotidiano e comprometerá a nossa e próximas gerações se medidas de preservação ambiental importantes, não só globais e governamentais, mas também locais e individuais, forem implementadas.

Além disso, participamos do coletivo MEDICOVID, que reúne um grupo de sociedades para orientar e discutir a segurança dos medicamentos, principalmente quando falamos em rotulagem e embalagens. Também integram o grupo: ABRAMEDE, AMIB, ISMP, REBRAENSP, SBRAFH e a SOBRASP.

São muitas as atividades que a Defesa Profissional tem participado. Estamos atuando junto com a AMB e o IBDM na defesa do nosso trabalho. Nesse aspecto, são muitos os frutos que o Núcleo de Gestão do Trabalho de Anestesiologista (NGTA), está colhendo, pois todos os meses são oferecidas ao anestesiologista oportunidades de discutir as dificuldades nas relações de trabalho com as operadoras e estabelecimentos de saúde, mas especialmente o que nós, profissionais, podemos contribuir para aumentarmos nosso valor como profissional e também expô-lo a todas as partes envolvidas.

Por fim, continuamos com a Assessoria Jurídica que vem trabalhando muito e respondendo às solicitações dos nossos sócios. O Curso Jurídico vem colocando em pauta muitas das dúvidas que coletamos nas demandas jurídicas.