Notícias

Campanha OMS: trabalhadores de saúde seguros, pacientes seguros

Reconhecendo a segurança do paciente como central na prestação de atenção à saúde e no fornecimento da cobertura universal de saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe como tema central do World Patient Safety Day a “Segurança do trabalhador de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”.

A pandemia da Covid-19 revelou os enormes desafios e riscos que os profissionais de saúde estão enfrentando globalmente, incluindo infecções associadas aos cuidados de saúde, violência, estigma, distúrbios psicológicos e emocionais, doenças e até mesmo a morte. Além disso, trabalhar em ambientes estressantes torna os profissionais de saúde mais sujeitos a erros que podem causar danos ao paciente.

A campanha foi lançada como marco para discutir o tema no mês do Dia Mundial da Segurança do Paciente. Participe da ação: https://www.who.int/patientsafety/en/

Ainda sobre as ações desenvolvidas pela OMS sobre o tema, até o dia 28 de setembro a organização estará promovendo uma consulta pública para a revisão do esboço do Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030.

Para enviar seu feedback, acesse:
https://extranet.who.int/dataformv3/index.php/959279?lang=en