Anuidade

Descubra sua categoria

Ativos

Informações sobre a categoria

Associados(as) com Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) outorgado pela SBA em convênio com a Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.

Não sócios aprovados na prova do TEA devem entra em contato através do formulário: Contato SBA

Adjuntos

Informações sobre a categoria

Associados(as) que praticam a Anestesiologia e não são portadores(as) do Título de Especialista em Anestesiologia outorgado pela AMB.

Requisitos

Para ser membro adjunto é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Indicação de 2 membros na categoria ativos da SBA, devidamente regularizados.
  • Situação regular no Conselho Regional de Medicina – Envio de cópia da carteira e comprovante de pagamento da anuidade do ano em curso.
  • Cópia de Certificado de Conclusão de Residência Médica em Anestesiologia expedido por instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica;
  • Comprovação de treinamento/exercício na especialidade de anestesiologia por um período de, no mínimo seis anos, por meio de atuação em atividades profissionais no Brasil, em instituição hospitalar idônea e legalmente constituída, pública ou privada;
  • Certificado de Conclusão de Curso de Especialização realizado no exterior, assinado pelo responsável, acompanhado de histórico detalhado.
    Esse certificado deverá ser analisado e aprovado pela Diretoria da SBA.
  • Os membros adjuntos poderão integrar o quadro de membros ativos, desde que sejam aprovados nas duas etapas de provas para a obtenção do Título de Especialista em Anestesiologia, elaboradas pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB).

Documentos necessarios

Aspirantes

Informações sobre a categoria

Os médicos(as) em especialização nos Centros de Ensino e Treinamento em Anestesiologia, reconhecidos pela SBA.
Ver lista de CETs SBA

Será necessário entrar em contato com o CET de sua escolha para concluir o seu cadastro com o responsável do CET.

Aspirantes-adjuntos

Informações sobre a categoria

São médicos(as) que realizam ou irão realizar a Residência Médica em Anestesiologia nos hospitais credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (MEC), não integrante do quadro oficial de Centros de Ensino e Treinamento (CET) credenciados pela SBA.

Requisitos

Para ser membro Aspirante-Adjunto é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Indicação de 2 membros na categoria Ativos da SBA, devidamente regularizados.
  • Situação regular no Conselho Regional de Medicina – Envio de cópia da carteira e comprovante de pagamento da anuidade do ano em curso.
  • Declaração em ofício de matrícula do hospital no qual realiza a Residência Médica em Anestesiologia (CNRM). Constando o período de 3 anos.
    A declaração deverá ser analisada e aprovada pela Diretoria da SBA.
  • Todo médico deverá ser membro a regional na qual exerce sua atividade na mesma categoria, exceto naqueles estados onde não existam regionais da SBA;
  • A condição de membro Aspirante-Adjunto deverá ser renovada anualmente no período do curso de residência médica em anestesia, através da plataforma de proposta;
  • Depois de conclusão, com a aprovação na residência médica em anestesia, os membros Aspirantes-Adjuntos poderão passar a integrar o quadro de membros Adjuntos, desde que sejam cumpridas as demais exigências estatutárias e regulamentares para a admissão;
  • Depois da conclusão, com a aprovação na residência médica em anestesiologia, os membros Adjuntos poderão integrar o quadro de membros Ativos, desde que sejam aprovados no exame de suficiência para a obtenção do Título de Especialista em Anestesiologia (TEA-SBA/AMB), elaborado pela Comissão de Certificação em Anestesiologia da SBA;
    1º – A declaração, apontada no inciso III, deverá ser analisada e aprovada pela Diretoria.
    2º – A anuidade de membro adjunto cobrada aos membros da SBA que mudarem de categoria, de aspirante-adjunto para adjunto, no período de um ano a contar do término da residência médica, terá valor igual ao fixado para membro aspirante-adjunto.

Documentos necessarios

Estudantes de Medicina

Informações sobre a categoria

Estudantes regularmente matriculados em curso degraduação em medicina no Brasil devidamente reconhecido pelo MEC, e que façam parte de liga acadêmica regulamentada na sua instituição de ensino e filiada à SBA.

Documentos necessarios

Estrangeiros

Informações sobre a categoria

Médicos(as) associados residentes no exterior que exerçam a Anestesiologia ou especialidades afins.

Requisitos

Os membros estrangeiros devem seguir o procedimento abaixo:

  • Encaminhar juntamente com a proposta preenchida e assinada, cópia do diploma de médico e comprovante de especialidade médica.
  • A condição de Membro Estrangeiro está condicionada aos médicos com residência fixa no exterior.
  • No ato do encaminhamento da proposta, deverá ser efetuado pagamento da anuidade do ano em curso, através de ordem de pagamento.

Documentos necessarios

Especiais

Informações sobre a categoria

São Membros Ativos ou Adjuntos que, após terem sido admitidos(as) como membros da SBA e estando em pleno gozo de seus direitos associativos, tenham sido acometidos de doença ou acidente, que gere deficiência permanente e incapacitante, e que impeça o pleno exercício da especialidade.

Fundadores

Informações sobre a categoria

Médicos(as) que assinaram a ata da sessão de fundação ou a da primeira Assembleia Geral.

Honorários

Informações sobre a categoria

Médicos(as) ou cientistas que, por sua notoriedade, prestaram relevantes serviços à especialidade ou à SBA.

Beneméritos

Informações sobre a categoria

Pessoas, sem distinção de nacionalidade ou profissão, que prestaram relevantes serviços à SBA.

Remidos

Informações sobre a categoria

Membros Ativos e Adjuntos que completem 70 anos no ano em curso, e que estejam em regularizados com a SBA nos dois últimos anos, continuando com os mesmos direitos da categoria a que pertenciam.