Notícias

Anestesia para queimados é tema de curso na 50ª JABC

Nos dias 17 e 18 de agosto próximo, a Sociedade Matogrossense de Anestesiologia (SOMA) e a SBA realizam 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC) e a VII Jornada Matogrossense de Anestesiologia (JOMAT). Na programação, um dos destaques é o curso pré-evento (round table) sobre anestesia para queimados.

O curso terá cinco mesas de discussão sobre os seguintes temas: “monitorização, acesso vascular e vias aéreas”; “função pulmonar, ventilação mecânica, lesão pulmonar e escolha dos agentes anestésicos”; “fluidoterapia e rim”; “dor aguda e crônica”; e “efeitos da queimadura no sistema cardiocirculatório, metabólico e imunológico”.

Para a organizadora do curso e tesoureira da SOMA, Kátia Bezerra Veloso, quem fizer o curso terá a oportunidade de se aprofundar mais num tema pouco abordado na literatura médica da anestesiologia. “Escolhi esse tema porque é um problema global e muitos dos nossos livros de anestesia tratam o assunto de maneira superficial. Além do mais, a grande maioria de nós, anestesistas, teve um treinamento insuficiente com pacientes críticos”.

Kátia destacou ainda que a escolha dos moderadores das mesas foi feita levando em consideração a experiência de cada um sobre os temas. “O programa foi cuidadosamente preparado por nós, desde a escolha dos moderadores – todos com vasta experiência no assunto – até a abordagem de temas ainda não explorado nos livros”.

As inscrições para o curso, que disponibilizará 60 vagas, assim como para a JABC e para a JOMAT já estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do evento.

 

Conheça os moderadores

ROUND TABLE 1
MD Mestrando Mauricio Malito e MD PhD Daniel Perin
Anestesiologistas e Instrutores de treinamentos no acesso à via aérea difícil – CTVA/SP

ROUND TABLE 2
MD PhD Ary Serpa Neto
Intensivista e Pesquisador Nível 2 do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) e Pesquisador Colaborador do Departamento de Terapia Intensiva do Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdam (AMC-UvA, Holanda), Professor Livre-Docente pelo Depto. de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,  Editor associado da BMC Anesthesiology e BMC Pulmonary Medicine.

ROUND TABLE 3
MD PhD Caroline Martinello
Assistant Professor and Researcher
Department Anesthesiology, University of Arkansas for Medical Sciences, Houston/USA.

ROUND TABLE 4
MD PhD Gustavo Rodrigues Costa Lages
Intensivista e Anestesiologista, especialista em Terapia Antálgica pelo HC/UFMG e Swiss Pain Institute, Professor Assistente da PUC-MG no Curso de Especialização em Cuidados Paliativos e Terapia de Dor, Coordenador do Comitê de Técnicas Intervencionistas em Dor da SBED, Coordenador da Clínica de Dor e Acupuntura do HC/UFMG, Rede Mater Dei e Hospital João XXIII/ MG.

ROUND TABLE 5
MD Pedro Felipe de Souza Xavier
Anestesiologista Responsável pelo Centro de Tratamento de Queimados da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros/MG.