Notícias

Anafilaxia e o laringoespasmo são principais eventos adversos segundo app Emergências

Setembro é o mês da segurança do paciente, tema que ganhou destaque após a publicação de um estudo pelo Institute of Medicine, em 1999, o qual mostrou que 4% dos pacientes internados em hospitais apresentaram algum tipo de evento adverso.

Dentre as especialidades médicas, a anestesiologia é pioneira na abordagem da Segurança do Paciente. O assunto é continuamente discutido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, a qual atua na prevenção da ocorrência de eventos adversos nos procedimentos anestésicos.

O mais recente projeto focado neste tema, lançado em junho deste ano, é o aplicativo Emergências em Anestesia, disponível para download na apple Store e Google Play. No app, o anestesiologista obtém rápida orientação para resolução de complicações e pode notificar o evento ocorrido de forma segura, mantendo sua privacidade e a do paciente.

Nos três meses que se passaram desde o lançamento, foram notificados pelos anestesiologistas ao redor do Brasil 14 eventos adversos, dos quais destacam-se: anafilaxia (21%), laringoespasmo (21%), toxicidade por anestésico local (14%) e aspiração broncopulmonar (14%).

Metade dos eventos notificados ocorreram em pacientes ASA II, 71% tinham entre 21 e 65 anos e 57% eram do sexo feminino. 85% dos eventos ocorreram no centro cirúrgico,15% no centro de imagem, 78% dos pacientes estavam internados e foram submetidos a procedimentos eletivos.

De acordo com a presidente da Comissão de Qualidade e Segurança da SBA, dra. Michelle Nacur Lorentz, o aplicativo é essencial para a construção de uma cultura de prevenção e notificação dos casos. “Com o aplicativo, a SBA procura construir um banco de dados que permita conhecer as principais complicações perioperatórias em nosso país ajudando o anestesiologista nos momentos de crise”.

Dra. Michelle destaca que a notificação dos eventos é de extrema importância para que possamos aprender com cada caso. “Quando acontece uma complicação, o importante não é saber com quem aconteceu, mas sim O QUE Aconteceu, pois só com o aprendizado poderemos mitigar os eventos indesejáveis nos cuidados com a saúde e trocar a cultura da culpa pela cultura da segurança”.

O aplicativo Emergências em Anestesia está disponível para download na Google Play e Apple Store.