Notícias

A SBA reuniu-se em 01/10/2016, em São Paulo/SP, na sede do DIC

Área de Atuação em Ecocardiografia Transesofágica no Perioperatório – Anestesiologia e Cardiologia

A SBA reuniu-se em 01/10/2016, em São Paulo/SP, na sede do DIC (Departamento de Imagem Cardiovascular), maior departamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, contando aproximadamente com 2.000 cardiologistas associados.

Estiveram presentes nesta reunião: Dr. Rogean Nunes (Diretor do Deptº Científico da SBA), Dr. Marcello Salgado (Coordenador do curso ETTI/SBA), Dr.ª Samira Saady Morhy (atual Presidente do DIC), Dr. Marcelo Luiz Campos Vieira (Presidente eleito do DIC 2017-2018) e os doutores Cláudio Henrique Fischer e David Costa de Sousa Le Bihan, coordenadores da Comissão de intercâmbio com outras especialidades que realizam ecocardiografia.
Debatida a inclusão da ecocardiografia, no período perioperatório, como área de atuação da anestesiologia, assim como já ocorre entre a pediatria e a cardiologia.

Chegou-se ao consenso de não haver conflito de interesse na adoção desta parceria e que a SBA e a SBC (DIC) elaborarão documento formal a ser encaminhado à AMB até o final do ano, solicitando a inclusão deste procedimento (ecocardiografia no período perioperatório) como área de atuação da anestesiologia. A elaboração deste documento e demais deliberações já foram iniciadas por uma comissão composta de seis colegas (3 anestesistas ligados ao curso ETTI/SBA e 3 vinculados ao DIC/SBC), sob comando dos diretores das áreas (DIC e Diretoria Científica SBA).

Comissão para trabalho conjunto:

ETTI-SBA
Dr. Marcello Fonseca Salgado, Dr. Eduardo Souza Leal Botelho e Dr. Alexander Alves da Silva.

DIC-SBA
Dr. Marcelo Luiz Campos Vieira, Dr. Cláudio Henrique Fischer e Dr. David Costa de Sousa Le Bihan.

Após a decretação da área de atuação das duas especialidades médicas, os passos seguintes serão para delinear conjuntamente os pré-requisitos para a obtenção do Certificado de Área de Atuação em Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica no Perioperatório.

Pontos principais:

1. Comprovação de, no mínimo, um ano em anestesia para cirurgia cardíaca ou 100 procedimentos (incluindo os realizados durante os 3 anos regulares da especialização);

2. Comprovação da realização de 100 procedimentos (ecocardiografia), para tomada de decisão em cirurgia cardíaca ou estágio de um ano em ecocardiografia para anestesia (como já ocorre atualmente em São Paulo, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia);

3. Após atendimento aos pré-requisitos anteriores, o candidato deverá prestar uma prova (elaborada em conjunto – ETTI/SBA e DIC/SBC) e, havendo aprovação, será emitido pela AMB o Certificado de Área de Atuação em Ecocardiografia Perioperatória.
Importante ressaltar que a SBA disponibilizará aos anestesiologistas, área específica para registro comprobatório (logbook) das atividades realizadas e que o curso Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica no Intraoperatório (ETTI) – Núcleo SBA Vida, atualmente ministrado pela SBA, será de extrema importância na preparação dos interessados na obtenção da referida certificação, além do foco na monitorização hemodinâmica.

O curso ETTI/SBA passa a contar com a parceria dos colegas do DIC/SBC, podendo eles participarem como Instrutores na programação do curso.

Ressalta-se então que, no momento, o passo mais importante desta parceria é a inclusão da ecocardiografia perioperatória como área de atuação também da anestesiologia.

Diretoria SBA

reuniao011016