Notícias

25/2/2021 – 73 anos de SBA

Durante algumas décadas, em pleno século XX, a anestesia era administrada por pessoas não credenciadas, como acadêmicos de medicina, irmãs de caridade, atendentes de enfermagem, parteiras leigas, farmacêuticos, ou, até mesmo, por pessoas absolutamente leigas. Até serventes ou ex-pacientes eram chamados para desempenhar a função, administrar o “cheiro” sob o comando, à distância, do cirurgião.

Com o número crescente de médicos e estudantes interessados em anestesia, as clínicas e hospitais foram paulatinamente organizando seus serviços de anestesia. No início da década de 40, diversos colegas passaram a se entusiasmar pela nova especialidade.

Antes da SBA, existiam três grupos no Rio de Janeiro que se dedicavam à especialidade. No primeiro grupo, Serviço Médico de Anestesia, atuavam: Mario d’Almeida, Oscar Ribeiro, Jorge Braunigner, Luiz Didier e Edmar Genuino de Oliveira. O segundo grupo, sediado na Maternidade Arnaldo de Moraes, era composto por: Álvaro Sales, Vicente Gaede, Clarisse do Amaral e José Wainstock e o terceiro foi fundado pelo Dr. Patury com a colaboração de Antônio Franco Vieira, Laudino Carneiro Filho, Byron Soares e Walter Machado. Além desses grupos, há outros nomes mencionados pelo Dr. Patury como autônomos que se dedicavam à especialidade, como: Deyler Goulart Meira, Carlos Cabral Menezes, Leo Cabral de Menezes, Renato Ribeiro, Heberto Lyra, Breno Mascarenhas, Lucas Araújo, José Affonso Zugliani, Sebastião Souto Maior e Paulo Droeshagem.

Dos encontros nas diversas casas de saúde às conversas ocasionais, os profissionais se reuniam para trocar opiniões a respeito da especialidade e das novidades na área. A chegada desses profissionais repletos de novas experiências fez aflorar ainda mais o interesse pela especialidade. As reuniões para discussões clínicas tornaram-se mais frequentes e organizadas.

Em um desses encontros, por sugestão de Antônio Patury Souza e Oscar Vasconcelos Ribeiro, realizou-se, no dia 25 de fevereiro de 1948, no Auditório do Hospital dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro, à Rua Sacadura Cabral, no 158, uma reunião decisiva entre os profissionais da Anestesiologia. Essa foi uma importante iniciativa, pois daí originou-se a criação de uma Sociedade. Aprovada em plenário, com ata registrada e assinada pelos seus fundadores, nascia, nesse momento, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) foi fundada em 25 de fevereiro de 1948, por tempo indeterminado, constituindo- se em uma Federação de Associações Regionais, com sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro. Após a formação da Sociedade com 33 sócios fundadores, surgiram novos associados e, no dia 2 de abril, todos os sócios reuniram-se, aprovaram o Estatuto da SBA e elegeram sua primeira diretoria para o ano de 1948.

Fonte: Livro 65 anos da SBA, publicado em 2013